Empreendedorismo

7 filmes sobre educação financeira que você deve assistir

7 filmes sobre educação financeira que você deve assistir
Escrito por Finanças 360°

Educação financeira não é um aprendizado que somente os cursos, livros e profissionais mais experientes podem nos ensinar. É possível assistir a alguns filmes e aprender maneiras de controlar o próprio orçamento, além de compreender melhor o funcionamento do mercado financeiro.

Seja baseado em uma história real ou apenas na ficção, a educação financeira é um conhecimento indispensável para quem deseja organizar as finanças e desenvolver habilidades para alcançar a tão sonhada autonomia financeira. Por essa razão, assistir a determinados filmes é uma estratégia inteligente e pode proporcionar diversos benefícios além do entretenimento.

Você gostaria de aprender mais sobre educação financeira? Então confira estes 7 filmes que selecionamos especialmente para que você possa aprender lições valiosas a aplicá-las em sua vida real!

1. O Lobo de Wall Street

Nem todas as pessoas nascem predestinadas ao sucesso e esse ensinamento você vivencia no polêmico filme O Lobo de Wall Street. Após ser demitido de um excelente emprego na corretora de bolsa valores de Wall Street, o personagem Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, resolve recomeçar sua vida profissional do zero e fundar seu próprio negócio, a Stratton Oakmont, uma empresa localizada no fundo do quintal e especializada em lidar com papéis de baixo valor da bolsa de valores.

Sem dúvidas, a situação era precária, mas, incentivado por sua própria ambição, Jordan Belfort reúne antigos amigos e alcança o próprio sucesso por meio de fraudes e esquemas bilionários. Com a fama, Belfort logo se rende aos caprichos do dinheiro e enfrenta sérias consequências pelos atos cometidos.

2. À Procura da Felicidade

Baseado em uma história real, o filme À Procura da Felicidade é uma narrativa emocionante que retrata como o sucesso e a felicidade são caminhos difíceis, no entanto, possíveis para quem se esforça para encontrá-los. Após fracassar nos negócios e ser abandonado pela mulher, Chris Gardner, interpretado por Will Smith, é obrigado a cuidar do filho sozinho e ensiná-lo a não desistir dos próprios sonhos.

Após aceitar um estágio sem remuneração, Chris é submetido a dormir em um abrigo junto com o filho e enfrenta uma série de problemas que vão surgindo em sua trajetória como profissional e pai. Ainda assim, ele não desiste e nos ensina duas lições preciosas: não podemos desistir dos nossos sonhos e o sucesso sempre será o resultado das nossas ações.

3. Os Delírios de Consumo de Beck Bloom

O consumismo desenfreado é um dos grandes inimigos da educação financeira. Por isso, não planejar os gastos e estourar o orçamento com despesas supérfluas são gestos que não contribuem para uma vida econômica saudável. Você pode vivenciar tudo isso acompanhado de Beck Bloom, uma garota que conhece o verdadeiro significado da falência.

No filme, ainda é possível perceber os esforços de Beck em lidar com o impulso de comprar, através de novos hábitos que a personagem adota a favor do autocontrole financeiro. Além disso, para aqueles que se identificam, esse filme é uma recomendação quase obrigatória e que pode ajudar muito.

4. O Capital

Assim como o próprio nome sugere, O Capital é um filme que descreve o lado sombrio do mundo capitalista. Qual o preço que você pagaria para se manter no poder? Para Marc Tourneuil, controlar o mundo por meio do dinheiro não tem preço, por isso ele age de maneira imoral, gerenciando um dos bancos europeus mais importantes do mundo.

Influenciado por sua sede de poder, esse empresário descobre jogos que podem enriquecê-lo ainda mais, e como essas ações capitalistas podem prejudicar de maneira direta e indireta o cidadão comum. Entre outros temas interessantes, o filme revela, por meio de uma panorâmica capitalista, traços da crise econômica no país e o porquê do enriquecimento desenfreado dos bancos.

5. Trabalho Interno

Lidar com o dinheiro não é uma tarefa fácil, mas, quando uma crise econômica atinge o mundo, vários países precisam encontrar maneiras diferentes de sobreviver a ela. No filme Trabalho Interno, você aprenderá, por meio da crise de 2008, que a instabilidade financeira é um assunto que pode ser encarado por diferentes olhares por meio da opinião de jornalistas, acadêmicos, entre outros profissionais que conhecem profundamente as diretrizes do mercado financeiro.

Além de ser uma grande oportunidade para entender os processos de instabilidade, o filme esclarece a verdadeira atuação das solicitações dos empréstimos, entre outros temas documentados na sociedade.

6. Enron: Os Mais Espertos da Sala

Indicado ao Oscar como melhor documentário, Enron mostra como grandes empresas, quando mal administradas, podem conhecer o sabor da falência mais rapidamente do que imaginam. O documentário Enron: Os Mais Espertos da Sala é ideal para quem está no mundo dos negócios ou pretende entrar nele, já que mostra quais são as interfaces do capitalismo junto às consequências de um gerenciamento financeiro inadequado.

Ao envolver em um escândalo, Enron, empresa considerada a sétima maior dos EUA, decreta a falência em 2001. Com uma dívida de 13 bilhões de dólares, a Enron enfrenta um legado arruinado devido a diversas fraudes fiscais e assume o posto de falida diante do mercado. De forma cronológica, você acompanha passo a passo o processo de sucesso e falência de uma grande corporação mundial.

7. O Homem que Mudou o Jogo

Quantas vezes você quis virar o jogo, mas não encontrou a fórmula secreta para isso? Assim como aconteceu com você, existem várias pessoas que estão em busca de uma grande reviravolta, mas, na maioria das vezes, o orçamento apertado torna-se um grande obstáculo para a concretização dos objetivos.

O Homem que Mudou o Jogo é um filme inspirador também baseado em uma história real. Com ele você conhecerá a história de um time de beisebol que, por enfrentar problemas financeiros, teve de aderir a novas maneiras de gerir os gastos do clube. A proposta principal do filme é mostrar como esses atletas mantiveram o foco, driblaram a instabilidade financeira e encontraram uma saída.

Como você pode perceber, a arte realmente imita a vida, e por isso podemos aprender educação financeira de diferentes maneiras, assistindo grandes filmes, por exemplo. Você também conhece algum filme que fale sobre esse assunto? Então deixe seu comentário aqui e ajude nossos leitores!

Sobre o autor

Finanças 360°

Somos uma startup com a missão de facilitar o gerenciamento financeiro de pequenos e médios varejistas. Para isso, desenvolvemos um sistema de gestão financeira que faz conciliação automática de cartões, conciliação bancária, gerenciamento de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE. Criamos esse blog com o intuito de compartilhar nossas experiências e fazer desse espaço um lugar de muita troca de conhecimentos.

  • Alberto Tavares

    Otimas dicas de filmes. Eu acrescentaria ã lista o filme Margin Call – O dia antes do fim.
    Saudaçoes
    Alberto
    educacaomaisinvestimento.blogspot.com.br

Share This