Empreendedorismo

Conheça ações sociais e de sustentabilidade feitas por algumas franquias

Escrito por F360°

Imagine que, na hora de comprar um produto no supermercado, você pode escolher entre uma empresa que pratica ações sociais e ambientais e outra que não adota a mesma prática. Decerto você escolherá a primeira opção, não é verdade?

Cada vez mais, tanto as grandes empresas quanto os pequenos empreendedores entendem que a promoção de ações sociais de impacto na sociedade é importante não só como forma de publicidade, mas como um caminho para tornar o mundo um lugar melhor para viver.

É fato: os consumidores valorizam as marcas que praticam a responsabilidade social no seu dia a dia por meio de projetos que, realmente, fazem a diferença. Além disso, esse tipo de ação estimula que os concorrentes sigam pelo mesmo caminho — dessa forma, todo mundo ganha!

Sendo assim, que tal conhecer algumas franquias que promovem ações sociais relevantes? Ficou curioso? Então, continue a leitura do post e descubra!

Embelezze

A Embelezze está entre as marcas de maior sucesso no mercado de beleza e cosméticos no Brasil. Seu carro-chefe são os produtos de beleza e, para início de conversa, é uma das empresas do ramo que não faz testes em animais.

No entanto, as ações sociais da empresa vão além: o grupo mantém um salão de beleza na Casa dos Artistas, no Rio de Janeiro (RJ), que oferece atendimento gratuito aos moradores do retiro, com o objetivo de elevar a autoestima deles.

Além disso, em São Paulo (SP), o Instituto Embelezze mantém a Fundação Cafu, que tem como objetivo combater a desigualdade social em locais carentes por meio de projetos de acesso à educação e à cultura. A sede da instituição possui biblioteca, brinquedoteca, quadras poliesportivas, consultórios médicos e odontológicos e diversos tipos de cursos.

Malwee

Eis uma marca que leva a responsabilidade social a sério muito antes de o termo se tornar popular. A Malwee inaugurou, em 1978, um grande parque botânico na cidade de Jaraguá do Sul (SC), com o objetivo de proteger a fauna e a flora e promover o contato mais próximo das pessoas com a natureza.

Além disso, a empresa adotou uma série de medidas de proteção ao meio ambiente na sua produção, como a coleta seletiva de lixo, a adoção do gás natural, o reuso da água e um aterro sanitário monitorado.

Para completar, a Malwee desenvolveu o seu “Plano Estratégico de Sustentabilidade para 2020”. O documento retrata um compromisso com diversas ações sociais e de respeito à natureza, com metas e estratégias bem definidas. É responsabilidade social levada a sério!

Megamatte

Você conhece o Megação? A iniciativa da Megamatte é muito interessante e tem forte impacto social: uma vez ao ano, todo o faturamento obtido com a venda de mate e guaraná nas lojas da rede é investido em ações sociais.

O projeto social para o qual os recursos serão destinados é selecionado por meio de um edital — e qualquer entidade sem fins lucrativos pode se inscrever. A Megamatte, é claro, avalia todos os projetos inscritos, bem como a idoneidade da instituição e a efetividade de suas ações.

E tem mais: além de reinvestir todo o valor arrecadado, a empresa dobra essa quantia com recursos próprios. Ótima iniciativa, concorda?

Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é a responsável por aqueles quiosques instalados em shoppings centers e que vendem amendoins, castanhas, nozes e amêndoas com um cheiro delicioso, sabe? Pois bem, o que pouca gente sabe é que a empresa promove diversas ações sociais belíssimas!

Uma das iniciativas mais bonitas da empresa são as franquias solidárias, que são financiadas pela própria rede e entregues a famílias de refugiados para atuarem como franqueados. O objetivo é garantir a oportunidade de reconstruírem suas vidas com dignidade.

Além disso, a empresa é associada à organização “Amigos do Bem”, instituição social que desenvolve projetos importantes, como a construção de moradias sociais dignas, atendimento médico em áreas carentes e programas de educação e geração de rendas.

Sorridents

Criado pela maior franquia de serviços odontológicos do país, o Instituto Sorridents possui uma missão ambiciosa: lutar contra a cárie e promover continuamente a saúde bucal no Brasil.

O projeto conta com uma unidade de atendimento móvel, é focado em áreas carentes e já realizou, até o momento, mais de 13 mil avaliações de saúde bucal, beneficiou mais de 65 mil pessoas e promoveu mais de mil palestras.

O mais legal é que a empresa convida a sociedade a participar: empresas e pessoas podem fazer doações e profissionais odontológicos podem atuar, voluntariamente, nas ações sociais do instituto.

Patroni

A Patroni é conhecida por suas pizzas e massas saborosas, mas a rede de franquias também é uma importante aliada das ações sociais: cerca de mil pessoas já foram empregadas por meio do projeto “Trabalho Novo”, apoiado pela empresa.

Funciona assim: a iniciativa capta e seleciona moradores de rua e promove uma capacitação social e emocional e a regularização dos documentos. As franqueadas da Patroni, por sua vez, oferecem treinamento e, sempre que possível, trabalho a essas pessoas, dando-lhes a chance de recomeçar a vida.

Como se não bastasse, a franquia promove, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o projeto “Escola de Pizzaiolos”. Por meio dele, crianças se divertem enquanto entram em contato com a profissão e com a cozinha. Muito legal, não é verdade?

É muito bom ver que diversas franquias estão atuando de forma efetiva para melhorar a vida das pessoas, promover o desenvolvimento sustentável e garantir um futuro melhor. 

As iniciativas que tratamos aqui têm o potencial para, de fato, mudar a vida de muitas pessoas, garantindo a elas um futuro mais digno por meio da educação e do acesso à cultura, além do respeito ao meio ambiente.

Os consumidores valorizam cada vez mais as organizações comprometidas com a sociedade, e não poderia ser diferente, afinal, quando optamos por um produto ou serviço de uma franquia que promove ações sociais, nós incentivamos essas iniciativas e até mesmo estimulamos a concorrência a seguir pelo mesmo caminho.

E, no fim das contas, isso é bom para todos, certo?

Quer se inspirar ainda mais? Então leia nosso outro post e conheça 20 franquias de sucesso no Brasil.

Sobre o autor

F360°

Somos uma startup com a missão de facilitar o gerenciamento financeiro de pequenos e médios varejistas. Para isso, desenvolvemos um sistema de gestão financeira que faz conciliação automática de cartões, conciliação bancária, gerenciamento de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE. Criamos esse blog com o intuito de compartilhar nossas experiências e fazer desse espaço um lugar de muita troca de conhecimentos.

Share This