Finanças

Entenda a importância da conciliação de cartão para evitar perdas

Escrito por Finanças 360°

A conciliação de cartão para evitar perdas no negócio é uma ação extremamente importante para as empresas, mas muitos empreendedores ainda não sabem o que fazer diante dessa situação ou nem mesmo conhecem o conceito.

A preferência pelos consumidores em realizar compras por meio do cartão de crédito tem aumentado a cada dia mais, e isso ocorre, entre outros motivos, em virtude da facilidade no pagamento.

Diversas transações são realizadas diariamente. Por isso, é importante que você realize esse processo de uma maneira exata e eficaz.

Neste post, você vai aprender o conceito de conciliação do cartão, sua importância e como você pode sofrer perdas se não aderir a esse sistema. Continue lendo e confira!

Conheça o conceito de conciliação do cartão

Basicamente, você vai analisar tudo o que foi vendido por meio do cartão de crédito ou débito e conferir com as operações de vendas de sua loja.

Então, é preciso analisar se os valores conferem, se as taxas cobradas pela operadora do cartão estão corretas, quais são os cancelamentos que não foram previstos, se houve vendas em duplicidade, se o preço do aluguel da máquina está certo, entre outras questões.

Grosso modo, você vai verificar se todas as compras que fez no mês estão sendo cobradas, se os valores cobrados estão corretos e se as vendas efetuadas estão sendo pagas.

Todos esses dados são muito relevantes, já que essas informações devem bater com o caixa e com o controle de vendas.

Para ficar mais claro, vamos apresentar dois exemplos de divergência:

Primeiro exemplo: quando você possui o comprovante de uma venda que foi realizada por meio do cartão, mas ela não foi registrada no seu sistema. Isso é algo que pode ser corrigido com a sua equipe, que registrou essas vendas.

Segundo exemplo: quando você possui um registro de vendas no seu sistema, mas, por algum motivo, a adquirente (operadora do cartão) não registrou essa venda.

Mais uma vez, você deve entrar em contato com a sua equipe para verificar se a forma de pagamento está incorreta. Caso esse não seja o motivo da falha, você deve entrar em contato com o adquirente e verificar para verificar o que de fato ocorreu.

Saiba por que é importante realizar a conciliação do cartão para evitar perdas

A conciliação do cartão é importante para podermos ter uma melhor visibilidade dos recebíveis e, assim, minimizarmos os prejuízos financeiros, tratando os riscos e as perdas antecipadamente.

Essa conciliação deve ser diária, pois a venda é o fato gerador de todas as contas a receber da empresa, e somente o empreendedor sabe exatamente o que vendeu.

Esse é o grande objetivo da conciliação: que você tenha a gestão exata dos seus recebíveis, para que não tenha surpresas indesejadas.

Outro ponto importante é a previsão de estornos, pois se ele for tratado com antecedência, você vai ter um fluxo de caixa bem controlado, já que eles são informados pelo adquirente com uma média de 30 dias de antecedência.

Veja os riscos que você corre sem aderir à conciliação

Deixar de realizar a conciliação do cartão ― ou realizá-la manualmente ― faz com que o seu negócio fique suscetível ao erro.

Apesar de ser um método de pagamento e recebimento de vendas seguro, esse processo deve ter uma atenção especial, para que a sua empresa não venha a sofrer prejuízos.

Abaixo, relacionamos alguns riscos que você corre se não aderir corretamente à conciliação do cartão de crédito ou débito.

  • o valor creditado no banco pode não conferir com o que você possui no controle de vendas;

  • seus funcionários perdem muito tempo realizando a conciliação manual, perdendo outros focos mais importantes, como elaboração de estratégias para aumentar as vendas, recorrência de compras, aquisição de novos clientes, etc;

  • você pode perder o controle das suas finanças em razão dos recebíveis que precisou antecipar, não sabendo mais quais são os valores que ainda tem para receber do cartão;

  • não conhecer os valores exatos, líquidos e brutos que a empresa tem a receber;

  • pode haver confusões em relação ao pagamento das taxas, caso a empresa possuir tipos de bandeiras diferentes.

Aprenda como controlar as vendas com cartões

Para melhorar a gestão financeira de um negócio, é fundamental realizar o controle das vendas com cartões.

A maioria das vendas realizada em um estabelecimento se origina das operações dos cartões de crédito e débito, e o uso de um software de gestão certamente possibilita uma melhor organização financeira.

Ao realizar a difícil tarefa de controlar as vendas com cartões, você deve identificar todas as etapas e informações envolvidas desde o começo de uma operação, como as diferentes taxas cobradas pelas adquirentes, os valores a receber e a pagar ― inclusive realizar a comparação para diagnosticar as divergências, ou seja, a conciliação.

Esse controle vai ajudar na análise de cada situação dentro de sua empresa.

Utilizando a tecnologia a seu favor, você vai garantir agilidade e confiança nas informações, e sem trabalho operacional, colocando um fim nos processos manuais, apresentando resultados reais, apurando as taxas cobradas pelas adquirentes, chargeback, aluguel de POS e antecipação de recebíveis.

Isso fará com que você e sua equipe possam ter mais tempo para se dedicar a trazer mais clientes para o seu negócio.

Nenhuma empresa se mantém “de pé” sem ter uma boa gestão financeira. As finanças são a base de qualquer negócio. Por isso, é importante você ter o controle de tudo, inclusive da conciliação das operações realizadas por meio do cartão de crédito.

Os softwares de gestão proporcionam a automatização do processo de conciliação, diminuem os erros e os custos e aumentam a segurança.

Por isso, invista em um software de gestão financeira cujo principal diferencial seja a conciliação de cartões de crédito e débito. Assim, você poderá ter mais confiabilidade na hora de fechar o seu caixa, na certeza de que nada ficou sem solução.

Agora que você já entendeu a importância da conciliação de cartão para evitar perdas, que tal conferir o nosso post sobre a importância de um controle de vendas eficiente?

Sobre o autor

Finanças 360°

Somos uma startup com a missão de facilitar o gerenciamento financeiro de pequenos e médios varejistas. Para isso, desenvolvemos um sistema de gestão financeira que faz conciliação automática de cartões, conciliação bancária, gerenciamento de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE. Criamos esse blog com o intuito de compartilhar nossas experiências e fazer desse espaço um lugar de muita troca de conhecimentos.

Share This