Empreendedorismo

Gestão da inovação: por que e como implementá-la em sua empresa?

Escrito por F360°

Se você está buscando por mais eficiência na administração financeira do seu negócio, saiba que, muito provavelmente, chegou o momento de colocar em prática a gestão da inovação.

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e, com isso, não sobra espaço para companhias que não se atualizam, não inovam e não apresentam novidades aos seus consumidores. Assim sendo, a gestão da inovação pode ser capaz de agregar melhorias e mais visibilidade à sua empresa.

Pensando nisso, neste post, trazemos os principais motivos pelos quais você deve optar pela gestão da inovação e como implementá-la na sua empresa. Então, acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é a gestão da inovação?

A gestão da inovação nada mais é do que o conjunto dos processos de gerenciamento de novas ideias e de inovações nos setores de uma empresa. Nesse sentido, as estratégias aplicadas envolvem todos os recursos, modelos organizacionais e ferramentas que são utilizados para criar uma cultura da inovação. Com isso, avançar e inovar nos processos da sua empresa passa a ser uma necessidade para manter o seu negócio e ter potencial competitivo para encarar a concorrência.

Por que implementá-la na sua empresa?

Mantém o negócio atualizado

Como dito, o mercado e o mundo têm se transformado em uma velocidade cada vez maior. Com isso, é de extrema necessidade manter o seu negócio constantemente atualizado. Por meio da gestão da inovação é possível que isso aconteça, já que, com esse sistema de administração, você será capaz de criar novidades e entregar inovações aos seus clientes, melhorando os seus resultados e obtendo sucesso nos seus negócios.

Encontra soluções para momentos de crise

Quando a sua empresa não vai bem, um dos motivos pode ser que a sua maneira de administrar esteja ultrapassada ou não esteja cumprido com as demandas do seu público-alvo. A partir do uso da criatividade, é possível sair de situações de crise e de momentos de risco. Com novas ideias e maneiras de produzir e anunciar produtos ou serviços, há maiores probabilidades de atrair os consumidores e criar soluções para sair da crise.

Possibilita superar a concorrência

Por meio da criatividade, a inovação é capaz de criar serviços e produtos que geram oportunidades não aproveitadas ou que a concorrência ainda não conquistou. Com isso, muitas vezes, é possível sair na frente.

Melhora a produtividade interna

Quando um funcionário percebe que suas ideias e opiniões estão sendo consideradas, ele tende a ter mais motivação para produzir e se sente mais valorizado. Por consequência, isso contribui para o surgimento gradativo de mais ideias e para a potencialização de sua produtividade.

Dá acesso a novos mercados

Quanto mais você trabalhar na gestão da inovação, mais oportunidades surgirão. Com novas experiências, conhecimentos, criatividade e ideias, a sua empresa estará apta a desbravar diferentes mercados e, até mesmo, criar produtos ou serviços que ainda não existem, a fim de suprir as necessidades de seus consumidores.

Proporciona destaque e valorização da sua marca

As suas práticas de inovação refletem também no valor da sua empresa. Com isso, quanto mais novidades apresentar para os seus clientes, mais eles lembrarão da sua marca, fazendo com que você se destaque e se torne referência.

Como implementar a gestão da inovação?

Como você pôde perceber, incluir a gestão da inovação na sua rotina e em seus processos ocasiona atrativas vantagens para o seu negócio. Com certeza, essa tática fará grande diferença em seus resultados. Assim sendo, entre as principais ações que você pode tomar para implementar a gestão da inovação no seu dia a dia, destacam-se as que seguem.

Incentivar a criatividade dos colaboradores

As ações dos seus colaboradores influenciam diretamente o seu negócio. Sendo assim, incentive-os a criar uma cultura da inovação. Como fazer isso? Aposte em treinamentos e cursos que estimulem a criação de ideias e da criatividade.

Para que a gestão da inovação atinja todos os setores da sua empresa, é preciso que todos os profissionais entendam os processos e comecem a criar. Para isso, seus funcionários devem sentir que têm livre espaço para expor suas ideias.

Criar mecanismos para o compartilhamento de ideias

Além de expor ideias e inovações, é preciso que cada um tenha oportunidade para tanto, ou seja, para compartilhar os seus conhecimentos. Nesse sentido, existem diversos canais corporativos que você pode adaptar no seu ambiente. Essas ferramentas ajudam na distribuição de ideias tanto dos seus colaboradores quanto de clientes e de fornecedores.

Definir canais de comunicação eficientes

Definir meios de comunicação que ajudem e facilitem o contato de todos os envolvidos na sua empresa é um ponto crucial. Quanto mais segura e eficiente for a transmissão de ideias, mais rapidamente elas poderão ser colocadas em prática.

Selecionar projetos

Escutando a opinião de cada colaborador é possível reunir projetos e montar equipes para que as ideias sejam colocadas em prática da melhor maneira possível. Além do mais, isso contribui bastante para garantir que elas funcionem.

Investir em parcerias

Ninguém trabalha sozinho, não é mesmo? E na gestão da inovação não é diferente. Para isso, invista em parcerias com empresas que já conhecem diversas ferramentas e sistemas inovadores. Um exemplo são as que disponibilizam softwares, desenvolvem estratégias e consultorias especializadas.

Entender o problema

A maior parte das ideias surgem com a necessidade de acabar com um problema. Então, estude a real e completa situação da sua empresa, revelando os desfalques, os problemas e as carências. A partir disso, você e seus colaboradores poderão começar a pensar e planejar soluções e melhorias.

Divulgar os resultados

Para que você saiba se está no caminho certo, reúna os resultados da gestão da inovação e divulgue para todos os seus colaboradores. Assim, é possível saber o que está funcionado, o que precisa ser melhorado e o que pode ser descartado. Além de ponderar os resultados para balanço, a divulgação deles trará ainda mais confiança e vontade de trabalhar nas inovações.

A gestão da inovação prova que é preciso inovar para evoluir e superar novos desafios e, com isso, tornar a sua empresa referência e avançar no mercado. Porém, para tanto, é preciso que ela seja rotina na sua vida profissional e na de seus colaboradores.

Em conjunto com as inovações, é preciso estar atento às finanças da sua companhia. Então, para entender melhor sobre o assunto, acompanhe o nosso post sobre como fazer uma gestão de riscos financeiros eficiente e não seja pego de surpresa!

 

Sobre o autor

F360°

Somos uma startup com a missão de facilitar o gerenciamento financeiro de pequenos e médios varejistas. Para isso, desenvolvemos um sistema de gestão financeira que faz conciliação automática de cartões, conciliação bancária, gerenciamento de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE. Criamos esse blog com o intuito de compartilhar nossas experiências e fazer desse espaço um lugar de muita troca de conhecimentos.

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