Gestão

Qual é a importância de um controle de vendas eficiente?

Qual é a importância de um controle de vendas eficiente?
Escrito por Finanças 360°

Gerir um negócio de maneira eficiente não é uma tarefa fácil. Para completá-la, o controle de vendas pode ser muito importante. Ter um controle adequado de vendas vai melhorar as suas operações e o planejamento da empresa como um todo, de maneira a conquistar mais previsibilidade financeira, um bom controle de estoque e um ótimo relacionamento com a sua clientela.

Você está com dificuldade na gestão financeira da empresa? Será mesmo que um controle de vendas pode beneficiar seu negócio? Veja aqui as respostas para todas essas dúvidas:

O que é, afinal, o controle de vendas?

Muita gente pensa que o controle de vendas diz respeito à contagem do número de vendas feitas pela empresa. Mas essa ideia é simplista, e está equivocada.

Na verdade, o controle é o acompanhamento de todas as etapas do processo de vendas de sua empresa, bem como a transação final. Em outras palavras, esse controle de vendas manifesta que é necessário ficar de olho não apenas na venda em si, mas em todos os processos que a empresa leva até chegar à consolidação das alienações ou trâmites.

Nesta lista de processos a cuidar, há questões diversas com o orçamento, o recebimento de produtos, entre outros aspectos.

E qual a importância desse monitoramento?

Uma empresa que tem pouco ou nenhum controle sobre as suas vendas muito dificilmente vai conseguir alcançar a estabilidade necessária para se tornar bem-sucedida no mercado. Isso porque, ao deixar abandonada esta parte dos negócios, serão enormes as chances de que algo — em todo o processo de vendas — não funcione direito.

Esse mau funcionamento refletirá na qualidade do produto vendido, e suscitará gastos extras para a empresa. Por exemplo: caso o estabelecimento não se planeje bem, poderá requerer um número muito maior de matérias-primas ou itens aos fornecedores do que o necessário, que ficarão ocupando espaço despropositadamente em seu estoque.

Quais os benefícios do controle de vendas?

Agora que é sabida a importância do controle de vendas, chegou a hora de falar sobre os benefícios que isso pode trazer para a empresa! Leia abaixo quais são os principais efeitos positivos da atitude dentro de um empreendimento:

Melhora o planejamento financeiro da empresa

Um dos principais reflexos do bom controle de vendas é melhorar o planejamento financeiro da empresa. Isso se dá porque, ao controlar as etapas do processo, a organização pode identificar eventuais deslizes e gastos desnecessários, além de programar a aquisição de produtos essenciais.

Assim, a gestão financeira do local se torna mais prática e dinâmica para o responsável.

Otimiza a distribuição de produtos

O controle de vendas eficiente não coleta dados apenas da quantidade de itens vendidos, mas também dos locais em que aqueles são mais consumidos. A partir desses relatos, fica possível para a empresa se planejar melhor para aperfeiçoar a distribuição de mercadorias, dando especial atenção para os locais que geram mais lucros para o empreendimento.

Além disso, aquela identificação poderá ajudar a resolver problemas que, de outra forma, o gestor não perceberia que existem. Por exemplo: caso as vendas online da empresa sejam elevadas, mas as de lojas físicas não estejam tão exitosas, vale a pena pensar em formas de contornar tal problema, como financiar um novo treinamento para seus funcionários.

Organiza decisivamente o seu estoque

O estoque é uma das áreas mais fundamentais para o sucesso de um negócio. Se o acervo e seu controle não estão operando bem, isso, com certeza, refletirá em seu lucro. Pensando nisso, o controle de vendas é crucial para a tarefa.

Caso seus depósitos estejam lotados de produtos de baixa rotatividade, a única saída que a empresa encontrará é fazer saldões e promoções especiais, o que pode diminuir seu lucro de momento.

Da mesma forma, se determinada mercadoria tiver alta procura, mas não estiver disponível no seu acervo, o negócio acabará sendo prejudicado. Você perderá vendas, e o cliente pode buscar seu rival de mercado.

Manter um controle de vendas mais robusto e rígido evitará esses problemas. Você saberá quais são os produtos de maior e menor saída, e em quais épocas do ano isso acontece. Haverá subsídios para conservar seu estoque perfeitamente abastecido.

Facilita o serviço de seus funcionários

O apropriado controle de vendas não pode ser feito sem funcionários que tenham a mesma excelência nas suas habilidades e responsabilidades. Por essa razão, o próprio processo se torna uma “peneira” eficaz para descobrir quais são aqueles profissionais mais capacitados para a atividade comercial, de atendimento e administração.

Uma vez que essas pessoas precisarão manter contato constante com seus clientes, além de avaliar as tendências do mercado e de empresas concorrentes, é fundamental que exista confiança na sua equipe de trabalho.

Melhora o trabalho dentro da empresa

O controle de vendas poderá consumir um tempo precioso dos profissionais envolvidos nas operações afins. A coleta de notas fiscais e de outros documentos pertinentes é uma tarefa complicada e árdua de se fazer. No entanto, a boa notícia é que essas atividades já podem ser feitas com a ajuda de programas e softwares característicos, que efetivamente ampliam a segurança e a performance dentro da empresa.

Ao adotar uma solução tecnológica, o gestor encontrará mais tempo para focar em outros aspectos relevantes da vida financeira estratégica da empresa, o que também melhorará a qualidade do trabalho entregue.

Além disso, ao contar com sistemas digitais, pode-se ter tranquilidade quanto à idoneidade daquelas informações, e a firmeza de que não sumirão ou serão apagadas do computador por engano.

Melhora o relacionamento com o cliente

O controle de vendas passa necessariamente pelo contato constante entre a empresa e os clientes, que deve ser intermediado pelos profissionais de vendas. A atividade servirá para estreitar os laços daqueles relacionamentos.

Obviamente, a empresa deve constituir diretrizes de como essa comunicação pode ser feita, e regras que os funcionários devem acompanhar.

Além disso, o controle de vendas também enriquecerá a eficiência em todas as etapas da empresa, a refletirá positivamente no resultado final que chega até os consumidores. A boa impressão, portanto, pode fazer a diferença na hora de fidelizar sua clientela. Ao solidificar laços de confiança e mostrar um serviço e atendimento de qualidade, as chances de que o cliente volte a fazer negócios com o empreendimento aumentam bastante!

O controle de vendas é uma estratégia importante para qualquer empresa bem-sucedida. Para conquistar a excelência dentro desta questão, é necessário tomar algumas atitudes. Entre elas, a adoção de sistemas digitais e a contratação de profissionais eficientes.

Quando feito de maneira apropriada, o controle de vendas traz diversas vantagens para a empresa, desde o controle de estoque até o melhor relacionamento com o cliente. Se você gostou do texto, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros gestores que também precisam melhorar seu controle de vendas!

Sobre o autor

Finanças 360°

Somos uma startup com a missão de facilitar o gerenciamento financeiro de pequenos e médios varejistas. Para isso, desenvolvemos um sistema de gestão financeira que faz conciliação automática de cartões, conciliação bancária, gerenciamento de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE. Criamos esse blog com o intuito de compartilhar nossas experiências e fazer desse espaço um lugar de muita troca de conhecimentos.

Share This